sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O GRUPO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA "SEM MISTÉRIO" RECEBE O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2007.

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2007.
O Instituto Faça Parte é uma organização da sociedade civil, fundada
em 2001, com a missão de promover a cultura do voluntariado
estimulando a participação da juventude como parte ativa
da construção de uma nação socialmente mais justa.
http://www.facaparte.org.br/

Instituição: ESC MUN GOV PEDRO IVO CAMPOS
Endereço: R JOSE MANOEL DE SOUZA 70
Cidade: JOINVILLE (SC) CEP: 89220-410
Telefone: (47) 4737033


Como surgiu a idéia:



O grupo contador de história iniciou suas apresentações dentro da escola para os alunos de 1ª a 4ª séries, mas, com o tempo, sentimos a necessidade de expandir essa vivência em outros ambientes. Assim sendo, surgiu a idéia de realizar apresentações em creches, asilos, eventos sociais, de saúde e em outras instituições.


Atividades desenvolvidas:



Há quatro anos a escola desenvolve o projeto que visa a disseminar a literatura e as histórias populares nas práticas culturais escolares e comunitárias. O projeto acontece de várias formas: hora do conto na biblioteca; projeto mediadores da leitura, que contam histórias para CEIs (Centro de Educação Infantil) do bairro; nas praças e em locais públicos. Entre outras ações, o maior objetivo do projeto é incentivar a leitura. Contar histórias é uma atividade humana ancestral e uma das formas que as diversas culturas do planeta encontram para transferir sabedoria e desenvolver o gosto estético. A propagação desta prática cultural contribui para fazer da escola Pedro Ivo Campos uma escola de leitores, na qual o conceito de cidadania se desenvolve também por intermédio da valorização da função social da leitura.



Resultados de aprendizagem e sociais alcançados:



Para fazer um trabalho educativo eficiente é fundamental ter uma visão clara sobre o contexto em que se vai intervir. Assim sendo, o grupo contador de histórias "Sem Mistério", após definir o local a se apresentar, realiza pesquisa sobre os contos e histórias a serem trabalhadas. Portanto, os resultados de aprendizagem para o grupo são de grande crescimento na área de língua portuguesa, expressão oral, corporal, exposição de idéias e escrita. Para o público ouvinte, o entusiasmo pela leitura e a imaginação, além de um resgate de uma prática perdida com a modernidade são um deleite para a alma. A comunidade educativa acredita que com este projeto cultural nenhum conteúdo será esgotado somente em sala de aula. No entanto, essa aprendizagem possibilita o enriquecimento do ato de ensinar: um gesto, uma escrita, uma cantiga, uma oração, um olhar, uma leitura, uma reflexão, uma escrita, uma dança... realizam uma aprendizagem eficaz com resultados positivos para toda a vida do educando.







- Allan Vinicius Galvão Gomes
- Ana Paula Backes
- Anderson Rodrigo Tavares
- Bruna Farias
- Camila Döbrick
- Débora Tais Cezar
- Eduarda Nau
- Fernanda Correa da Silva
- Gabriela Lemos
- Gabriela Machado
- Jéssia Ferreira de Castro
- Karina Jiany da Rocha
- Kelly Karoline Espindola
- Letícia Schadeck
- Nicole Cristiane Eichenberg
- Nikole Fernanda da Rocha
- Sabrina Martins
- Suelen Sofia Graper
- Tainá Moreira de Almeida
- Tayná Cristina Machado
- Thainá Zafalãó
- Thaiz de Souza Roza
- William Pontes




domingo, 17 de fevereiro de 2008




BEM VINDOS

A MAIS 206 DIAS LETIVOS

DE MUITOS SUCESSOS

A TODOS!