segunda-feira, 7 de abril de 2008

BONS MOTIVOS PARA CUIDARMOS DA LEITURA

Porque incentivar a leitura ainda na infância?

Lembra a Psicanálise, que a criança é levada a se identificar com o herói bom e belo, não devido à sua bondade ou beleza, mas por sentir nele a própria personificação de seus problemas infantis: seu inconsciente desejo de bondade e beleza e, principalmente, sua necessidade de segurança e proteção. Pode assim superar o medo que a inibe e enfrentar os perigos e ameaças que sente à sua volta, podendo alcançar gradativamente o equilíbrio para a vida adulta.Ainda, segundo a Psicanálise, os significados simbólicos dos contos maravilhosos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional.
Fonte: internet
Cristiane Madanêlo de Oliveira
Francisca de Chagas

A magia da leitura...

Ler é viver a arte, sentir emoções, fazer viagens, conhecer mundos, costumes, cores, paisagens. questionar e encontrar as respostas, sentir-se no meio de uma multidão, mesmo estando só....... é não sentir solidão.


Conclusão

Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc., características comum do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto ao falar quanto ao escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário