terça-feira, 4 de setembro de 2007

Projeto Contação de Histórias

O grupo de contação de história iniciou suas apresentações nas dependências da escola no ano de 2003, com alunos de 5ª a 8ª série que se apresentavam para os alunos de 1ª a 4ª série, sob a coordenação das professoras Marcia Regina e Aldacira.
A coordenação passou a ser da Professora de Atividades Complementares e da responsável pela biblioteca, esta mudança se fez necessária, porque sentíamos que os membros do grupo poderiam ser explorados de forma mais abrangente, pois demonstravam um grande potencial.
Assim, sendo, os encontros do grupo de contação de histórias passaram a ser semanais no contra-turno, com duração de duas horas, nos quais se realizam exercícios vocais, expressão corporal, técnicas de dramatização, debates, escolhas de histórias, peças de teatro... e ensaios. As apresentações do grupo são solicitadas cada vez mais em: - eventos culturais, de lazer, de saúde, promovidos pela comunidade, secretaria de educação, prefeitura. Além destas, nos apresentamos em escolas, empresas, creches, asilos, CEIS (Centros de Educação Infantil). Nesta nossa trajetória de contadores de histórias decidimos adotar o CEI "Sonho de Criança", neste realizamos contações semestrais. Os objetivos do grupo são:
-Incentivar a leitura;
-desenvolver a capacidade de expressão espontânea, imaginação, observação, percepção, relacionamento social;
-desenvolver as capacidades e habilidades do aluno através de atividades de expressão dramática.
Contar histórias é uma atividade humana ancestral e uma das formas que as diversas culturas do planeta encontram para transferir sabedoria e desenvolver o gosto estético. A propagação desta prática cultural contribui para fazer da E. M. Pedro Ivo Campos uma escola de leitores, na qual o conceito de cidadania se desenvolve também por intermédio da valorização da função social da leitura.

Um comentário:

  1. HEHEHE que legal a foto que esta vc e minha mae!
    muito bom ver esssas fotos dos nossos encontros..

    ResponderExcluir